Dicas

Qual a maneira certa de escovar ?

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos ! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curvos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, dificeis  de alcançar e para as áreas situadas ao redor das restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e depois dos inferiores.
  • Escove as superficies internas dos dentes superiores e depois dos inferiores.
  • Em seguida, escove as superficies de mastigação.
  • Para te hálito puro, escove também a lingua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
  • Para finalizar use o fio dental adequadamente.

Curiosidades do dentinho de leite…O que fazer quando ele está mole?

Aí vem uma nova fase. Depois de passar pela experência do aparecimento dos primeiros dentinhos, finalmente a boca está repleta de dentes. Mas eles não vão ficar muito tempo por aí, logo chega a hora de dizer adeus ao primeiro dentinho.

A queda dos primeiros dentes inicia-se por volta dos seis anos de idade, em algumas crianças podem cair antes e outras depois.

Os dentes de leite caem porque os permanentes estão bem ali atrás e vão “sugando” o cálcio existente nas raízes do dente de leite. E quando ficam sem raiz, eles ficam moles e caem.

Não é necessário fazer a extração do dentinho. Assim que ele fica mole, pode levar dias para que ele venha a cair. Se a criança quiser arramcar, tudo bem, é sinal que não está doendo muito. Se você acha que está demorando demais para cair e dói muito quando puxa, leve a criança para fazer a extração com um dentista. Depois que o dente amolece ele não deve permanecer por muito tempo no local pois ele pode atrapalhar a erupção do dente permanente e causar problemas ortodônticos.

Algumas vezes sai mais sangue que outras, neste caso, comprima o sangramento com uma gaze ou algodão umidecido com água fria.

Pouco depois do dente de leite cair dá-se o nascimento do dente permanente.